Estes Waffles de Couve-flor são um excelente acompanhamento de uma refeição ligeira, estilo pequeno-almoço. São feitos com ingredientes naturais como polvilho doce e couve-flor, o que faz deles uma opção Paleo e sem glúten.
Ultimamente tenho sentido uma necessidade de fazer algumas alterações na minha alimentação e incluir coisas mais densas e salgadinhas, talvez pela vinda do Outono. No Verão sou louca por frutas e vegetais crus, mas assim que começa o frio só me apetece a típica “comida de conforto”. E sabem o que me anda mesmo a apetecer? Pão. Passo muito bem sem pão desde que comecei a mudar a alimentação e larguei o trigo e outros cereais com glúten, mas ultimamente apetece-me algo do género.
E como, hoje em dia, há tantas alternativas ao pão tradicional, como as receitas que já partilhei de pão de sementes paleo e pão caseiro sem glúten, que é tão fácil arranjar substitutos mais saudáveis. E eu estava determinada a fazer um pão de couve-flor com ingredientes super naturais. Mas adivinhem o que aconteceu…
O pão ficou péssimo. E eu, perfeccionista nata, não pude partilhar a receita convosco porque ficou mesmo “feio”. O sabor estava excelente, mas o aspecto…não queiram saber 😛 Bom, a sorte foi que tinha sobrado massa e guardei-a no frigorífico. Estava prestes a deitá-la fora quando percebi que tinha ficado com uma consistência perfeita para fazer uns WAFFLES! E não é que foi a melhor coisa que fiz? 🙂
Desta receita resultaram uns Waffles de Couve-flor deliciosos, super saudáveis e que me satisfizeram até à última migalha 🙂 Acabou por ser o meu pequeno-almoço do dia seguinte, acompanhadas de abacate e um molho de quark bio super simples. Já agora, deixo-vos aqui a receita deste “molho” que fica tão bem barrado nestas waffles ou até como molho de salada:
- 2 colheres de sopa de quark (usei biológico do Aldi)
- 1 colher de sopa de água (porque este quark é muito espesso)
- Sal, pimenta e salsa picada
É super simples e acompanha muito bem assim “salgadinhos” como este!
A moral da história desta receita é a seguinte: nada acontece por acaso e temos de confiar no Universo. 😛 Sim, porque o que não passava de uma receita falhada resultou numa receita fantástica e deliciosa!
Ingredientes
- 3 ovos
- 70 g polvilho doce
- 1 c.sopa farinha de amêndoa
- 1 chávena couve-flor crua
- 1/2 c.chá bicarbonato de sódio (ou fermento sem glúten)
- Sal q.b. e especiarias a gosto
Preparação
- Coloque a couve-flor num processador de alimentos e triture bem uns minutos.
- Leve a couve-flor picada ao microondas cerca de 3 minutos e deixe esfriar um pouco.
- Coloque a couve-flor num pano e escorra o excesso de água (eu usei um pano normal de cozinha de tecido).
- Misture os ovos com a farinha de amêndoa e o polvilho doce. Acrescente a couve flor e misture com uma espátula.
- Adicione o bicarbonato de sódio e as especiarias. Se a misture estiver muito seca pode acrescentar um pouco de água (muito pouco).
- Deixe a mistura repousar um pouco enquanto liga a máquina de waffles.
- Coloque 1 a 2 colheres de sopa da massa na máquina e deixe cozinhar até estar pronto.
- Repita o processo com restante massa. Sirva com o que mais gostar (veja a receita de molho no artigo, em cima).