Estas Tarteletes de Lima são ótimas para uma sobremesa mais fresca e mais saudável. Simples e rápidas de fazer, com ingredientes naturais!
O Programa Ementas Saudáveis foi lançado este Domingo e estou tão feliz com o sucesso que está a ter! Vocês não imaginam a alegria que me dão por estarem desse lado e acompanharem todo o meu processo. Este blog é para vocês e sinto uma gratidão tremenda poder ajudar-vos a melhorar a vossa vida, a terem mais saúde e energia.
No Programa partilho refeições principais e pequeno-almoço, mas aqui continuam as sobremesas gulosas 😛 Eu gosto tanto de inventar e fazer arte com isto! 🙂 Desta vez foram umas Tarteletes de Lima. Usei o conceito da receita da Tarte de Pêssego mas com lima desta vez. Escuso de dizer que ficou delicioso, não é? 😛
Estas Tarteletes de Lima não vão ao forno, são rápidas de fazer, só precisam de poucos ingredientes e todos naturais. Para adoçar usei geleia de agave, mas sintam-se livres por trocar por mel ou até um pouco de stevia. Na minha opinião, e porque estas sobremesas são sempre pontuais, a quantidade de adoçante/açúcar que coloco não se torna um “perigo”. Como sempre digo, temos de ter um pouco de equilíbrio na nossa vida. Desde que tenhamos a capacidade de não exagerar, estes doces saudáveis são sempre bem-vindos. Uma a duas vezes por semana, claro. Mais que isso só mesmo comida real, natural.
Então, mas agora em relação às Tarteletes de Lima. A base é a famosa mistura de tâmaras com frutos secos. Desta vez não coloquei óleo de côco, mas vou dar a opção de colocarem, porque a mistura agarrou-se ligeiramente às formas por baixo. Não que não dê para comer assim, mas vá se lá saber se vocês são uns chefs de cozinha e vão servir isto para o vosso restaurante 😛
Ingredientes
Base
- 120 g tâmaras sem caroço
- 3/4 chávena frutos secos (amêndoas, avelãs, nozes)
- 2 c.sopa côco ralado
- 1 c.sopa óleo de côco (ou água)
- 1 pitada sal
Recheio
- 2 limas
- 1 lata leite de côco
- 2 c.chá agar-agar** (ver alternativa)
- 2 c.sopa geleia de agave ou mel (não-vegan)
Preparação
Base:
- Coloque as tâmaras com os frutos secos, o côco ralado e uma pitada de sal num robot de cozinha.
- Triture bem e acrescente a meio o óleo de côco (ou um pouco de água, mas pouca) até começar a formar uma massa maleável com as mãos.
- Forre 4 formas de tarteletes com a mistura. Pode humedecer os dedos para facilitar ou usar a base de uma colher pequena.
- Coloque no frigorífico enquanto prepara o recheio.
Recheio:
- Retire o sumo de duas limas.
- Coloque o leite de côco (retire a parte de cima e deixe a água que ficou por baixo) com o sumo das limas num tacho e mexa bem.
- Aqueça um pouco e junte a geleia de agave e o agar-agar. Ferva durante 1 minuto em lume brando mexendo sempre.
- Deixe arrefecer e coloque por cima da base das tarteletes.
- Leve ao frigorífico, no mínimo, 4 horas.