E cá estou eu de volta com nova receita para vocês! 🙂 Estive umas semanas mais ausente, porque o blog precisou de férias (todos merecemos não é? :P) e voltei com algo diferente para vocês!
Já há algum tempo que tinha esta receita de tartlets de chocolate debaixo de olho. Andava a tentar encontrar a melhor forma de fazer, para que fosse algo diferente, porque a verdade é que as últimas receitas levam quase sempre os mesmos ingredientes 🙂 Pensei fazer um recheio de abacate, como fiz neste recheio de panquecas… Mas fiz algo completamente diferente! E que me surpreendeu muito pela positiva, porque não tinha a certeza se ia correr bem.
Basicamente descobri as propriedades da farinha de araruta em espessar “molhos” ou cremes. Sabia que o amido de milho tinha essa propriedade, mas evito ao máximo e esta farinha de araruta acaba por ser mais natural. Basta, então, acrescentar a líquidos, levar a lume brando e começa a espessar. Como queria fazer um recheio de chocolate, adicionei cacau biológico em pó, da MyProtein. Já perceberam que uso imenso os produtos da gama orgânica da MyProtein, porque são, de facto, de boa qualidade. (Podem comprar acedendo aos links na receita e usar o código ANITAMP para terem um desconto de 35%!)
Voltando à receita…Em relação à base, acabei por me decidir pela típica base “crua” de tâmaras e afins. Acrescentei um pouco de flocos de aveia sem glúten (uso muito pontualmente aveia), nozes, canela…e ficou deliciosa! Servida com banana por cima fica ainda mais doce e é uma combinação perfeita!
Ingredientes
Base:
- 130 g tâmaras sem caroço
- 45 g flocos de aveia sem glúten*
- 30 g nozes
- 2 c.sopa côco ralado
Recheio:
- 250 ml bebida vegetal sem açúcar (usei de amêndoa)
- 2 c.sopa farinha de araruta
- 2 c.sopa cacau puro em pó biológico*
- 1 c.sopa xarope de ácer biológico*
Preparação
Base:
- Coloque todos os ingredientes da base na trituradora e triture cerca de 5 minutos, até estar uma massa bem homogénea.
- Unte duas formas de tarteletes pequenas com um pouco de óleo de côco e coloque metade da massa em cada uma. Use os dedos para dar forma à base das tarteletes.
Recheio:
- Misture todos os ingredientes e leve a lume brando durante uns minutos, até ferver e começar a espessar. Note que vai espessar ainda mais quando esfriar, por isso desligue o lume assim que começar a solidificar.
- Acrescente o recheio à base das tarteletes e reserve no frigorifico umas horas.
- Na hora de servir, corte rodelas de banana, derreta um pouco de chocolate preto e coloque por cima!
wow que aspeto delicioso 😀
meu deus este blog… eu abri por acaso e wow, tanta comida com bom aspecto *.*