Esta Tarte de Limão e Côco é perfeita para o Verão! Feita com ingredientes saudáveis e uma opção de sobremesa vegan e deliciosa.
Esta é daquelas receitas de Verão! Fresquinha, com sabor a limão e uma maravilha. Se não souberem o que fazer no fim-de-semana, esta é uma excelente opção.
Sempre que penso em qualquer coisa com limão penso em Verão (até rima :P). É daquelas coisas que associo sempre. E adoro o sabor ácido deste fruto, até aproveito para colocar umas gotas na água que bebo durante o dia, sabe logo diferente.
Esta Tarte de Limão e Côco não é muito doce. Já sabem que eu não costumo adoçar muito as receitas e que sou apologista de usarmos pouco adoçante (seja ele qual for) nas receitas. Aliás, já falei por aqui várias vezes que o nosso corpo se habitua a um paladar menos doce. Experimentem retirar o açúcar do café e passado umas semanas já nem conseguem imaginar bebê-lo com açúcar! É assim com tudo…
Como fazer Tarte de limão vegan?
Já não é a primeira vez que faço uma tarte fresca vegan de verão. E a base é quase sempre a mesma. O recheio muda consoante o sabor que queremos! Esta leva:
- Leite de côco
- Limão
- Agar agar
- Geleia de agave
Dicas para fazer esta Tarte de Limão Vegan
- Agar Agar – é o que faz a tarte solidificar, tem o efeito de gelatina. Se não usares agar agar podes substituir por gelatina, mas se não for vegetal deixará de ser uma tarte vegan.
- Araruta ou maizena – só uma pequena dose para espessar um pouco a mistura. É opcional e com o agar agar a tarte irá solidificar.
- Geleia de agave – é o adoçante que mais uso, pode ser substituido por qualquer outra geleia/xarope ou até por mel, para uma opção não vegan.
Outras Tartes Frescas que vais adorar:
Ingredientes
Base:
- 140 g aveia em flocos finos*
- 40 g amêndoa moída
- 30 g óleo de côco*
- 15 g geleia de agave biológica*
- 1 pitada sal
Recheio:
- 1 lata leite de côco (400ml)**
- 3 limões em sumo
- 1 c.chá farinha de araruta ou maizena
- 2 c.chá agar agar*** (ver opção em baixo)
- 30 g geleia de agave
- 1 c.chá curcuma em pó (opcional, apenas para dar cor)
Preparação
Base:
- Pré-aquece o forno a 180ºC.
- Coloca a aveia num processador de alimentos e tritura até ficar mais fina.
- Acrescenta os restantes ingredientes e tritura tudo até ficar uma espécie de massa maleável com as mãos.
- Forra o fundo e as laterais da forma de tarte com a massa e leva ao forno cerca de 10 a 15 minutos, até ficar dourada. Deixa arrefecer.
Recheio:
- Retira a parte espessa do leite de côco e descarta a água que se deposita no fundo.
- Leva ao lume num tacho, acrescenta a farinha de araruta ou maizena, o sumo dos limões, a geleia de agave e a curcuma em pó. Mexe bem e deixa ferver.
- Quando começar a ferver, baixa o lume e acrescenta o agar agar, mexendo vigorosamente com uma vara de arames durante uns segundos.
- Deixa cozinhar mais 1 ou 2 minutos, até estar tudo dissolvido.
- Deixa arrefecer um pouco e coloca por cima da base.
- A tarte deverá arrefecer cerca de 1 hora à temperatura ambiente e depois coloca no frigorífico cerca de 4 horas até solidificar.
Olá gostaria de saber so o que é a parte branca por cima da tarte, natas vegan batidas? Creme de coco batido? Obrigada
Olá Soraia! Sim, é creme de côco ☺️