Esta Sopa de Caril com Noodles de Arroz é uma mistura de sabores deliciosa e perfeita para dias mais frios. Servida com noodles de arroz e ovo, transforma-se numa refeição muito completa e nutritiva! É uma opção vegetariana, sem glúten e com propriedades anti-inflamatórias.
Não me lembro bem como surgiu esta receita, mas foi um dos maiores achados! Ando viciada em caldos, além de serem fáceis de fazer acabam por reconfortar estes dias mais cinzentos. Sim, porque a chuva veio porque tinha de vir, mas não há meio de se ir embora… E os dias frios continuam por cá.
Bom, em relação a esta sopa. É muito parecida com uma receita chamada ramen (não sei se existe sequer tradução em português…). Eu preferi chamar-lhe sopa de caril por ser exactamente isso! Uma sopa que leva uma mistura de caril e cúrcuma, noodles de arroz, vegetais e ainda lhe juntei um ovo, para aumentar a quantidade de proteína. É uma receita vegetariana, nos dois últimos dias não consumi carne nem peixe. Não que me queira tornar vegetariana de novo (como fui há cerca de 8 anos atrás), mas tenho saudades de certas comidas e combinações. E quero testar o meu corpo sem carne, pelo menos. São apenas testes 🙂
Em que consiste esta sopa? Em 3 passos básicos:
- Fazer uma pasta de caril
- Cozinhar os noodles
- Preparar um caldo de vegetais com a pasta acima
É tão simples assim! Ainda tem as propriedades da cúrcuma, como já falei na receita dos hambúrgueres de frango e cúrcuma ou no Caril de Lulas . Portanto, acaba por ser anti-inflamatória e, os noodles de arroz dão-lhe, também, algum conteúdo energético, para dias agitados. Ou apenas para dias em que nos apetece 😛 Ah, e ainda lhe adicionei leite de côco, aquela combinação perfeita com caril! Como não adorar esta receita? 🙂
Os vegetais que usei nesta sopa de caril foram, apenas, cenoura e courgette, acrescentado canónigos no final. Mas acredito que fica maravilhosa com brócolos, couve-flor, espinafres, etc. A vossa imaginação aqui é o limite! 🙂 Tenho a certeza que vão adorar experimentar esta sopa tão boa…
Ingredientes
Para a pasta de caril:
- 1/2 cebola roxa picada
- 1 dente de alho picado
- 1 pedaço de gengibre às fatias (cerca de 1 cm)
- 1 c.sopa coentros em pó
- 2 c.sopa coentros frescos picados
- 1/2 c.sopa cúrcuma em pó
- 1 c.chá caril em pó
- 1 pitada tabasco (opcional)
Para o caldo:
- Azeite, q.b.
- 200 ml leite de côco (em lata, de preferência biológico)
- 1 chávena água
- Sal
- 2 cenouras
- 1/2 courgette
- 1 mão noodles de arroz
- 1 chávena canónigos
- 2 ovos
- 1 c.chá mel (opcional)
- sumo de limão
Preparação
Para a Pasta de caril:
- Coloque todos os ingredientes da pasta com 3 colheres de sopa de água num recipiente. Triture com a varinha mágica até obter uma pasta. Reserve.
Para o Caldo:
- Entretanto, cozinhe os noodles de acordo com as instruções da embalagem.
- Coloque, também, os ovos a cozer, cerca de 6 minutos, de forma a que a gema não cozinhe demasiado.
- Aqueça um pouco de azeite num tacho e coloque a pasta de caril. Refogue por cerca de 2 minutos.
Adicione o leite de côco e a água, um pouco de sal e deixe ferver.
- Reduza o lume, acrescente os legumes cortados e cozinhe cerca de 10 minutos, até os legumes estarem ligeiramente cozinhados.
- Rectifique os temperos de sal, acrescente o sumo de limão e o mel e cozinhe mais 2 minutos.
- Num prato fundo, coloque o caldo, acrescente os noodles, os canónigos e o ovo cozido. Pode, ainda, acrescentar mais coentros picados.