Esta Sopa de Abóbora Anti-inflamatória leva gengibre a cúrcuma, especiarias que ajudam a combater a inflamação. Além disso, a combinação de sabores é deliciosa! Uma opção perfeita e saudável para estes dias mais frios!
Acho que é a primeira vez que vos trago uma receita de sopa. E porquê? Porque na verdade raramente como sopa. Prefiro mastigar e comer os legumes “inteiros”, mas não podia deixar de partilhar esta nova receita deliciosa: uma sopa anti-inflamatória!
Bem, não é novidade que a abóbora faz parte do meu dia-a-dia (ainda há pouco tempo fiz este empadão de abóbora de comer e chorar por mais que foi muito cobiçado :P). Adoro este legume e acho que é pelo facto de ter um sabor adocicado e podermos conjugar com especiarias fortes, resultando aquela combinação de sabores deliciosos, que vocês sabem que adoro 🙂 Depois das dez centenas de receitas que partilho convosco de abóbora, chegou a vez da sopinha. E o que tem esta sopa de especial? Eu explico. Esta sopa é anti-inflamatória, é óptima para o intestino e digestão, porque lhe acrescentei algumas especiarias com esse efeito. Tomem nota!
- Gengibre
- Curcúma (ou açafrão)
- Alho
Já imaginam o estrondo de sabores, não é? Imaginem servir com manjericão e um pouco de iogurte de cabra…DELÍCIA!
Tenho usado regularmente cúrcuma, como vos expliquei neste post, uma receita diferente que inclui esta especiaria maravilhosa. Podem usá-la em quase todos os pratos que fica sempre muito bem. Eu uso quase semanalmente e adoro o sabor! E saber que nos faz bem até dá mais prazer a comer 🙂 Já o gengibre utilizo todas as manhãs em infusão, como o meu nutricionista me aconselhou nesta minha jornada de mudança alimentar.
Eu gosto de cozinhar a abóbora no forno e só depois transformar em puré, mas estava com pressa e foi só juntar tudo na panela. O truque para ficar um creme assim é colocar pouca água. Normalmente vejo sopas muito líquidas porque se coloca muita água inicialmente. Mas temos de perceber que os legumes “encolhem” e demasiada água acaba com todo o processo de “creme”. Quem aqui adora creme? Eu! Sopa líquida não sou fã…mas este creme/sopa de abóbora anti-inflamatória sabe-me pela Vida! 🙂
E mais, esta sopa é permitida no desafio Janeiro mais Saudável! Acaba hoje, mas tenho a certeza que vão querer continuar. O nosso corpo fica muito mais saudável e sentimo-nos tão bem que não queremos desistir. Este fim-de-semana vou fazer a minha “pausa” e talvez beber um copo de vinho tinto e uma sobremesa saudável, mas apenas se sentir vontade. A verdade é que não tenho tido desejos alguns de algo mais, o nosso corpo habitua-se a este estilo de vida, é incrível!
Ingredientes
- 650 g abóbora aos cubos de preferência biológica
- 2 cenouras
- 1 Chuchu
- 1 c.sopa gengibre ralado
- 2 dentes de alho
- 1 Cebola
- 1 c.sopa Cúrcuma (ou açafrão)
- Água
- Sal, q.b. opcional
- Manjericão em folha
Preparação
- Coloque todos os legumes e o gengibre num tacho e cubra com água até 3/4. Adicione o sal.
- Deixe ferver, reduza o lume e cozinhe cerca de 30 minutos.
- Com a varinha mágica, triture tudo muito bem até ficar um creme muito suave. Acrescente a cúrcuma e triture uns segundos, apenas até se dissolver no creme.
- Sirva quente com folhas de manjericão. Pode juntar ainda um fio de iogurte de cabra ou outro.