Este Risotto de Trigo Sarraceno com Abóbora é rico em minerais e muito saboroso! É vegan e por isso não contém lactose, apto para aqueles que são intolerantes.
Hoje trago mais uma receita vegan, diferente e deliciosa. Acho que já vos disse que adoro risotto! Não levasse o típico risotto imenso queijo e eu comeria sempre que pudesse 😛 Então faço o meu próprio risotto e desta vez aventurei-me por um risotto de trigo sarraceno com abóbora (talvez lhe pudesse chamar “trisotto” ahah).
Ultimamente como arroz quase todos os dias, sinto que me faz bem, sacia-me e eu adoro! E já tinha partilhado aqui uma receita de um risotto de abóbora, super delicioso também! Este risotto de trigo sarraceno é um pouco diferente, não só por não ser feito de arroz mas pela receita em si, também.
Como fazer Risotto Vegan?
Estamos habituados à receita com queijo, leite e afins, certo? Bom, esta simplesmente leva “leite” vegetal e levedura nutricional! Eu sou louca por levedura nutricional…para mim sabe a doritos! É um dos melhores substitutos vegan e podem encontrar no Celeiro. É rico em Vitamina B12, uma das vitaminas mais difíceis de consumir pelos veganos, porque está presente especialmente em alimentos de origem animal.
Também sei que muitos me perguntam: mas onde está aí a proteína? Pois é amigos, não tem muita, mas sabem que não precisamos assim de tanta proteína por dia? É um tema que gostava de debater convosco um dia, mas adianto já que nós só precisamos de 1g de proteína por Kg de peso. Ora, eu que peso 48kg, só preciso de 48g de proteína! Podia agora continuar e dizer-vos que 100g de feijão tem 7g, um ovo tem cerca de 13g, etc. Um bife de frango médio tem 40g! Bom, ninguém terá problemas de falta de proteína se comer este Risotto de trigo sarraceno num almoço ou jantar, mas podem sempre juntar um pouco de tofu, por exemplo.
Trigo Sarraceno – como usar?
O trigo sarraceno é uma planta cujos grãos são comestíveis. Não é um cereal, mas parece, e não contém glúten. Além disso é rico em ferro, cobre, zinco e magnésio. Com estes grãos pode, ainda, fazer-se farinha e utilizar em bolos, crepes, panquecas, etc. Tenho várias receitas aqui no blog com esta farinha – Crepes, pão sem glúten, bolo de pêra.
Mas hoje a receita é mesmo com os grãos, que cozidos ficam com a consistência de arroz! E assim surgiu este Risotto de Trigo Sarraceno com Abóbora!
Ingredientes
- 1 chávena Trigo Sarraceno biológico*
- 1 cebola picada
- 1/3 chávena vinho branco de mesa
- 3/4 chávena bebida vegetal sem açúcar (usei de amêndoa)
- Manjericão
- Azeite, q.b.
- 1 pitada Sal Rosa dos Himalaias*
- Tomate cherri de ramo
Puré de Abóbora
- 1 chávena abóbora aos cubos
- 4 c.sopa levedura nutricional
- 1/2 chávena bebida vegetal sem açúcar
- 1/2 Sumo de limão
- 1 pitada Sal rosa dos Himalaias*
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 190ºC.
- Coloque a abóbora aos cubos num tabuleiro de forno com papel vegetal e leve ao forno cerca de 30 minutos até estar tostada.
- Quando estiver cozinhada, reserve e deixe arrefecer.
- Comece por refogar a cebola em azeite e acrescente o trigo sarraceno. Deixe cozinhar cerca de 3 minutos.
- Acrescente o vinho branco e ferva cerca de 5 minutos.
- Acrescente a bebida vegetal e o sal e deixe cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos, até o Trigo sarraceno estar cozinhado.
Puré de Abóbora
- Coloque a abóbora cozinhada e os restantes ingredientes num liquidificador ou copo para triturar com a varinha mágica. Triture tudo até obter um puré.
- Adicione o Puré de abóbora ao trigo sarraceno e cozinhe cerca de 3 minutos, envolvendo bem!
- Acrescente o manjericão picado e envolva.
- Sirva imediatamente com tomate cherri ligeiramente cozinhado na frigideira!
Uma amiga apresentou-me este projeto e, desde então, tem sido uma autêntica Bíblia culinária para mim. Todas as semanas experimento receitas novas e nunca falha: saborosas, nutritivas, saudáveis e equilibradas. Tornei-me a maior fã.
Obrigada por tudo e este risotto é simplesmente de comer e chorar por mais.
Oh que bom! Fico tão contente 🙂 Um beijinho
Um risotto é suposto ser mais cremoso. A receita parece muito boa, de facto, mas na prática acho que o risotto fica demasiado seco e pegajoso. Acho que talvez ficasse melhor se adicionássemos água em vez de leite quando se está a cozer o trigo sarraceno, para equilibrar e não ficar demasiado espesso, porque depois quando se mistura o puré fica ainda mais espesso, e ficamos com um resultado final demasiado firme e seco, em vez de cremoso, como se tivéssemos adicionado queijo…
Queria mesmo que esta receita fosse boa porque adoro o seu blog mas infelizmente o resultado final não foi o melhor! Mas vou experimentar com algumas modificações para ver se fica mais ao meu gosto!
Olá Beatriz! Depende sempre das preferências de cada pessoa, mas parece-me que as alterações que indicou são as ideais para ficar com a consistência que mais gosta ☺️ Se voltar a experimentar, diga-me se gostou! Um beijinho