Este Pudim de chia com abóbora é uma ótima opção vegan para o pequeno-almoço ou um lanche da tarde. É adoçado com xarope de agave biológico, não contém glúten nem lactose!
Depois da receita básica do pudim de chia que publiquei aqui o ano passado, tinha de fazer uma versão com abóbora para este Inverno!
Esta receita foi inspirada na receita da Jess do blog Choosing Chia, com algumas alterações mas a ideia é similar! Apenas tornei a receita um pouco mais simples, porque sei que desse lado é o que vocês preferem – simplicidade, rapidez e, obviamente, super delícia 😛
Eu gosto desta receita de pudim de chia para o pequeno-almoço ou para um lanche, porque além de super rápida é mesmo para se preparar de véspera. O puré de abóbora também se prepara no dia anterior e dura até 3 dias no frigorífico. Além disso, o que sobra pode ser usado em papas de aveia ou até para servir com crepes, panquecas, etc.
Como fazer pudim de chia?
O pudim de chia básico que partilhei o ano passado levava apenas bebida vegetal. Mas tinha visto várias receitas que usavam leite de côco (de lata) e ficava com um aspeto maravilhoso! É certo que é mais “pesado”, mais calórico e com mais gordura (da boa). Mas não deixa de ser saudável e, na verdade, a dose é pequena – no fundo é uma lata de leite côco para 3 doses! Está tudo certo 🙂
Se quiserem podem usar leite de côco light e também resulta – apenas têm de ajustar a quantidade de bebida vegetal, porque sendo mais líquido vai precisar de menos quantidade.
Além disso, esta receita é vegan, sem glúten e sem açúcar refinado! Foi adoçada com geleia de agave biológica.
Dicas para esta receita:
- A quantidade de bebida vegetal depende do leite de côco que usares. Se usares a versão light, vais precisar de menos bebida vegetal. se for uma versão mais espessa vais precisar de mais. Existem várias marcas, o ideal é uma marca de leite de côco que quando agitares não está líquido 🙂 Pessoalmente adoro as marcas do Aldi ou do Mini Preço!
- Antes de colocares a mistura nos frascos, reserva 1 hora no frigorífico e mexe tudo mais uma vez. Agora sim, coloca nos frasquinhos.
- Podes guardar os pudins durante 4 dias no frigorífico.
- Também podes reservar num tupperware e levar para os teus lanches no trabalho ou na escola! É tão nutritivo e completo.
Ingredientes
- 40 g sementes de chia
- 1 lata leite de côco (400ml)** (ver notas)
- 150 ml bebida vegetal sem açúcar (usei de côco e arroz)
- 3 c.sopa xarope de agave biológico
- 200 g abóbora aos pedaços
- Canela em pó
Preparação
- Começa por preparar o puré de abóbora: aquece os pedaços de abóbora no microondas durante cerca de 4 minutos, até estarem cozinhados. O tempo varia com o microondas, por isso basta ires vendo como está. Também podes assar no forno.
- Coloca a abóbora num recipiente e junta 3 colheres de sopa de leite de côco. (Retira antes a parte mais espessa que fica por cima e reserva para o topping!)
- Acrescenta 1 colher de sopa do xarope de agave, a canela e tritura tudo com a varinha mágica (ou num liquidificador). Quando arrefecer leva ao frigorífico.
- Num recipiente, mistura 1/2 chávena do leite de côco, a bebida vegetal, as sementes de chia e as restantes 2 colheres de sopa do xarope de agave.
- Reserva no frigorífico entre 30 min a 1 hora. Depois desse tempo volta a mexer e coloca em frasquinhos.
- Adiciona o puré de abóbora e leva ao frigorífico mais 3 horas.
- Podes servir com topping de côco, com a parte mais espessa da lata que reservaste em cima!
Cá em casa estamos fã deste pudim de chia, e delicioso 🤤
Fico tão contente! 🙂
Super. Obrigada
Que bom que gostou 🥰