Esta Pizza Veggie caseira com abacate é uma opção mais saudável para comer pizza a pensar na saúde! A base é feita com farinha de grão, não contém glúten e é servida com um molho de abacate e salsa. Já não há desculpas para não poder comer pizza!
Pizza?? Oh tu não comes pizza… Bem, é verdade, eu não como “pizza”, aquela pizza tradicional com massa de trigo e outras coisas que não fazem parte da minha alimentação. E posso dizer-vos que não como dessas pizzas há mais de 2 ou 3 anos (talvez mais até…). Não me interpretem mal, eu adoro pizza…mas quando nos habituamos a não comer certas coisas, nem sentimos falta. Não vejo nada como proibido e é exatamente isso que me faz ser feliz em relação à minha alimentação. São escolhas. Tal como escolhemos vestirmo-nos de certa forma, ter certo penteado, viver aqui ou ali, etc. Esta é a minha opção de VIDA 🙂
E se eu vos dissesse que encontrei uma receita maravilhosa, super rápida e deliciosa de pizza sem glúten?? Pois é, violá, aqui têm. A base desta pizza é feita com farinha de grão-de-bico, sem glúten, sem grandes segredos, apenas com água e azeite. A ideia surgiu dos wraps que fiz no outro dia e partilhei aqui. Fizeram imenso sucesso e eu fiquei apaixonada por eles! E assim decidi experimentar usar a receita (mais ou menos parecida) para fazer uma bela de uma pizza! YEY!
Estava bastante relutante quanto ao resultado, confesso. Mas ficou 1234567% aprovada! A massa fica um pouco estaladiça, como eu gosto. E podia ter usado um molho de tomate tradicional para o topping da pizza. Mas como adoro coisas diferentes, decidi juntar abacate. Os wraps tinham ficado uma delícia com o recheio de abacate, por isso ia ficar perfeito aqui também.
Usei um molho de abacate com salsa, para dar um toque diferente e correu muito bem. Por cima, apenas lhe juntei verdes: rúcula, courgette e pouco mais. Mas claro que pizza sem queijo não é a mesma coisa…e não resisti a acrescentar um pouco de queijo feta! Podem sempre usar um queijo vegan (se for o caso) ou outro tipo de queijo. Como amo queijo feta, este não podia faltar aqui. Até porque o calor chegou e acho que este queijo é perfeito para essa temperatura.
Esta foi, também, uma das receitas que me tinham pedido quando vos questionei no meu Instagram sobre ideias de receitas! Por isso, para quem estava à espera de uma receitinha de pizza sem glúten, estão com sorte porque foi uma das escolhidas 😀
Ingredientes
Massa de Pizza:
- 2 chávenas farinha de grão-de-bico
- 1 chávena água morna
- 2 c.sopa azeite
- 1 pitada sal e pimenta a gosto
Molho de Abacate:
- 2 abacates maduros, pequenos
- 1 mão salsa
- 3 c.sopa água
- 1 c.sopa óleo de noz ou azeite
- 1/2 limão espremido em sumo
- 1/2 c.chá sal
- 1/2 c.chá piri-piri em pó opcional
Topping:
- 1/2 courgette
- Rúcula e outros verdes a gosto
- Queijo Feta (ou de amêndoa para uma opção vegan).
- Sementes de girassol
- Salsa
Preparação
Massa de Pizza:
- Pré-aqueça o forno a 180º e cubra um tabuleiro de forno com papel vegetal.
- Misture todos os ingredientes da massa de pizza até obter uma pasta. Reserve cerca de 15 minutos.
- Coloque a massa no papel vegetal, formando um círculo com a base de uma colher ou uma espátula.
- Leve ao forno cerca de 20 minutos, até as pontas começarem a dourar. Retire e deixe arrefecer uns minutos.
Molho de Abacate:
- Coloque o abacate partido em pedaços, o sumo de limão e a salsa num processador de alimentos e triture alguns minutos.
- Adicione a água e os restantes ingredientes, processando mais uns minutos até ficar bastante homogéneo e cremoso.
- Coloque o molho de abacate por cima da massa já cozida.
Topping:
- Corte a courgette em fatias finas, com um raspador.
- Salteie a courgette cerca de 3 minutos numa frigideira, com temperos a gosto.
- Adicione por cima do molho de abacate e sirva com rúcula ou outros verdes. Por cima, pode colocar um pouco sementes de girassol e queijo feta ou o que mais desejar. Para uma opção vegan, pode colocar um pouco de queijo de amêndoa.