Olá meus queridos,
Há uns dias fui ao Continente e deparei-me com uma receita maravilhosa na revista de receitas da marca! Eu que não sou nada de comprar estas coisas, achei que (afinal) têm receitas saudáveis e saborosas.
Várias vezes penso que poderia simplificar no pequeno-almoço, comendo uma fatia de pão com qualquer coisa, mas o pão foi algo que retirei da minha dieta. É um alimento super processado, que leva vários ingredientes que podem provocar inchaço. Por isso, seria tão bom fazer o meu próprio pão e deixá-lo no congelador cortado em fatias. Só precisava de uma receita simples e, finalmente, encontrei 😀 Fiz algumas adaptações e ficou maravilhoso!
confesso que ainda quero aprimorar um pouco, principalmente o tamanho – desta vez saiu baixinho, mas na próxima vou aumentar as quantidades para que fiquei maior. A receita que vos dou é para 10 fatias assim pequenas, mas podem duplicar que não tem qualquer problema.
Ingredientes
- 1 chávena de aveia fina em flocos sem glúten
- 70 g de mix de sementes
- 3/4 chávena de água
- 1 c.sopa de óleo de côco ou azeite
- 2 c.sopa de iogurte grego ligeiro
- 1 c.sopa de vinagre de sidra
- 1/2 c.chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 c.chá de fermento sem glúten
- 1/2 c.chá de sal
Preparação
- Pré-aquecer o forno a 180º e forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal.
- Numa tigela misturar a aveia com a água e deixar repousar uns minutos.
- Adicionar os restantes ingredientes, excepto as sementes de abóbora.
- Misturar tudo muito bem até obter uma consistência pastosa.
- Dispor a massa sobre a forma forrada. Cobrir com as sementes de abóbora e mais uma pitada de sal.
- Levar ao forno cerca de 1h30, com papel de alumínio por cima durante os primeiros 60 minutos.
Alo 🙂 Não tenho bicarbonato de sódio. Sem este elemento o resultado final sofrerá grandes alterações? Não poderei substitui-lo por fermento e colocar mais um pouco do que colocou na receita? Obrigada.
Olá Carolina. Pode não usar e o resultado não tem grandes alterações 🙂
Olá 🙂
Fiz ontem este pão, fica saboroso!!!! Fica com uma crosta durinha mas o interior fica tipo mal cozido, é suposto ficar assim!? Obrigada 🙂
Olá querida, talvez precisasse ficar mais um pouco no forno. Mas sim, não fica tão duro como o pão normal por dentro. beijinhos