Estes Muffins de Banana e Cacau são uma opção vegan, feitos com ingredientes naturais e super simples. O Topping rosa combina na perfeição!
Voltei! Estive umas semanas mais ausente, com pouco tempo para me dedicar ao me blog, mas cá estou com mais uma receita rápida e deliciosa 😛
Quem me segue nas redes sociais sabe que eu ando a ler, ou melhor, a devorar um livro do Dr Michael Greger – Como Não Morrer. É uma bíblia da saúde, com 700 páginas e onde este médico aborda inúmeros estudos sobre alimentos e os seus benefícios ou malefícios. É um livro que expõe alguns riscos de consumir produtos de origem animal e enfatiza os grandes benefícios de se comer legumes e verduras, alimentos integrais. Bom, também fiz uma publicação no Instagram onde falei da minha situação atual, em que estou a lidar com alguns problemas intestinais que se suspeita ser a Síndrome do Intestino Irritável.
Bem, não me vou alongar neste assunto, mas para resumir, há cerca de um ano que reduzi muito o consumo de legumes, verduras, fruta por medo que me fizesse ainda pior ao intestino. Desde que estou a ler este livro decidi que a saúde e mais importante e voltei a introduzir alguns alimentos! Também experimentei retirar os ovos da alimentação para ver como me sentia. A verdade é esta: tenho-me sentido um pouco melhor. Talvez me faltasse mesmo mais fibra e não o contrário, como sempre achei. Ou talvez os ovos não me fizessem assim tão bem: comia entre 2 a 3 por dia.
Isto para vos dizer que estes muffins de banana e cacau não levam ovos, são vegan e ficaram maravilhosos!
Como fazer muffins de banana e cacau vegan?
É muito mais fácil do que alguma vez imaginei. Achei que sem ovos eles não iam crescer e que fossem ficar sem jeito nenhum, mas isso não aconteceu 🙂 Estes levaram, essencialmente:
- Banana
- Farinha de espelta
- Cacau
- Bebida vegetal de amêndoa
- Óleo de côco
Sim, só isto! Podem acrescentar um pouco de geleia de agave para ficar mais doce, mas quem gosta do sabor forte a cacau nem precisa 🙂
Como fazer um topping rosa?
Já não é a primeira vez que faço um topping deste género, mas desta vez usei algo diferente: beterraba em pó!
Usei uma lata de leite de côco, que deixei no frigorífico durante a noite para ficar espesso, “duro”. É preciso ter atenção ao leite de côco que usas, nem todos ficam assim. Tenho usado da marca Continente e resulta muito bem!
Depois, apenas retiro a parte espessa e bato com um pouco de geleia de agave e o pó de beterraba. Guardo no frigorífico mais umas horas até endurecer e uso como topping!
Ingredientes
- 1 banana madura
- 150 ml bebida vegetal sem açúcar (amêndoa, côco, soja, etc)
- 125 g farinha de espelta
- 15 g cacau em pó biológico*
- 1/2 c.chá fermento em pó
- 5 c.sopa óleo de côco*
- Geleia de agave biológica* (opcional)
Topping Rosa
- 1 lata leite de côco** (400ml)
- 1 c.sopa geleia de agave
- 1 c.chá beterraba em pó
Preparação
- Pré-aquece o forno a 185ºC e unta 6 forminhas de muffins ou usa bases de papel.
- Esmaga bem a banana madura com um garfo ou num liquidificador e junta a bebida vegetal.
- À parte, mistura a farinha de espelta com o cacau e o fermento.
- Acrescenta a mistura anterior e o óleo de côco e mexe bem. Se estiver muito espesso, junta um pouco mais de bebida vegetal ou água morna. No entanto, a mistura não deve ficar líquida.
- Coloca a mistura nas formas e leva ao forno cerca de 25 minutos, até estarem cozinhado.
Topping Rosa
- Retira a parte espessa do leite de côco e descarta o líquido (podes usar em batidos)
- Com uma vara de arames ou batedeira elétrica, bate o creme de côco com o pó de beterraba e a geleia de agave.
- Reserva no frigorífico umas horas até estar com a consistência ideal para servires com os muffins.
Olá Anita 😁 sou tua seguidora há pouco tempo. Tenho o SII e de vez enquanto ando à “bulha” com a alimentação 🫣 não como carne há mais de um ano, tb n consumo laticínios nem glúten… qual a farinha sem glúten que posso substituir a de espelta? Arroz? Aveia? Parabéns pelo teu trabalho e obrigada 🍀
Olá Andreia! Sei bem o que isso é…mas com persistência tenho a certeza que vai descobrir a melhor alimentação para si 😊 Algumas farinhas sem glúten são a farinha de arroz, farinha de aveia (mas atenção que, apesar da aveia ser naturalmente sem glúten, muitas vezes tem glúten por contaminação),farinha de amêndoa, farinha de trigo-sarraceno, farinha de teff, farinha de araruta… Se calhar a melhor farinha para esta receita seria a de aveia. Mas nunca experimentei, não sei se iria resultar da mesma forma. Se experimentares, diz-me como correu (: Tenho várias receitas aqui no blogue sem lacticínios e sem glúten, espero que te ajudem nessa tua jornada 🥰