Crepes outra vez? Sim! Não me canso. São rápidos de fazer e podemos usar vários ingredientes, variedade é bem-vinda, sempre. Desta vez, saíram uns crepes de chocolate sem glúten e sem lactose!
A versão sem glúten destes crepes vem da farinha que utilizei: a farinha de trigo sarraceno. É uma das minhas preferidas, porque tem a vantagem de se dissolver muito bem e tornar as misturas mais consistentes. Ou seja, no fundo acaba por ser preciso menos farinha para um bolo, panquecas ou crepes, diminuindo assim a quantidade de hidratos da receita. Nem sempre corto no glúten, mas sempre que posso tento evitar. Por vezes, o nosso organismo necessita de uma limpeza, e o consumo de glúten pode fragilizar o intestino. Se, por exemplo, andam com a barriga inchada ou dor abdominal, experimentem cortar no glúten e lactose durante uns dias e sintam a diferença 🙂
A base dos crepes é sempre a mesma: ovos, bebida vegetal/leite e farinha. O resto, é ao gosto de cada um. Hoje, escolhi cacau, porque começar o dia com o gosto do chocolate é outra coisa, não acham? 😛 O cacau que devem utilizar é o puro, em pó, que podem encontrar nos supermercados na zona da alimentação saudável. Ao contrário do que se possa pensar, o cacau não é doce e tem imensas vantagens, por ser rico em anti-oxidantes a minerais.
Ingredientes
- 1 ovo
- 100 ml de bebida de amêndoa podem adquirir da marca Continente
- 2 c.sopa de farinha de trigo sarraceno
- 1 c.sopa de cacau puro em pó
- 1 c.sopa de proteína de cânhamo ou farinha de côco ou farinha de trigo sarraceno
- Adoçante a gosto utilizo sucralose líquida ou stevia
Preparação
- Misturar todos os ingredientes. Se a mistura estiver muito consistente, acrescentar mais um pouco de bebida vegetal ou 1 clara de ovo.
- Numa frigideira anti-aderente, pincelar com um pouco de óleo de côco e aquecer.
- Colocar um pouco da mistura, de modo a ficar uma fina camada a cobrir todo o fundo.
- Dourar de ambos os lados cerca de 1 min e repetir o processo.
- Podes servir com chocolate preto derretido e morangos, fica uma delícia!
Este fim de semana já vou experimentar a receita 😉
Obrigada!
Beijinho
http://adiaryb.blogspot.pt/