Este Caril de Couve-flor Vegan fica pronto em 30 min e é delicioso! Uma refeição de conforto para todos nesta época de Outono.
Quando estava a fazer este caril de couve-flor, a minha ideia era ser apenas o namorado a comer. Eu não gosto nada de couve-flor :/ É dos poucos legumes que não tolero…a não ser cru! Mas bom, os crus fazem mal à minha digestão portanto nem com isso me safo…
Mas sabem o que aconteceu? Fiz este caril, experimentei e..Meu Deus! Adorei! Eu que não posso com o cheiro da couve-flor fiquei tão fã deste caril que tinha de partilhar a receita aqui no blog.
A verdade é que fiz esta receita a pensar no próximo Programa Ementas Saudáveis. A ideia era partilhar exclusivamente no Programa, mas não consegui resistir a dar-vos já esta receita do caril de couve-flor porque é maravilhosa…
Ora, cá em casa eu sou a única que não consome carne. E só como peixe umas 3 vezes por semana. O que normalmente fazemos é dividir os acompanhamentos e ele acrescenta uma proteína animal a gosto! Neste caril acompanhou com uma lata de atum…mas ficou rendido à receita! 🙂
Como fazer caril vegetariano de couve-flor?
Ultimamente tenho feito imensas receitas de caril, gosto tanto! A base é sempre muito parecida. Utilizo leite de côco, caril e especiarias. Mas neste também coloquei tomate. Então basicamente só precisam:
- Leite de Côco
- Caril em pó
- Especiarias (cominhos, gengibre e açafrão)
- Tomate em pedaços
Deixo-vos aqui duas das mais recentes receitas de caril:
Ingredientes
- 1/2 cabeça de couve-flor em pedaços
- 1/2 cebola picada
- 1 c.chá caril em pó
- 1 c.chá curcuma
- 1/2 c.chá cominhos
- 1/2 c.chá gengibre
- 1 tomate grande maduro
- 200 ml leite de côco
- Azeite, q.b.
- Salsa picada
Preparação
- Comece por refogar a cebola picada com um pouco de azeite.
- Acrescente as especiarias – caril, curcuma, gengibre e cominhos e deixe apurar cerca de 4 minutos em lume brando.
- Acrescente o tomate em pedaços e deixe cozinhar mais uns minutos.
- Adicione o leite de côco e mexa bem. Coloque a couve-flor, tempere com sal e deixe cozinhar 20 minutos em lume brando.
- Sirva com salsa picada.
Gostamos muito. Estava delicioso 😋
Ainda bem que gostaram, Rita 🙂
Será que também fica bom fazendo a substituição da couve flor por bróculos?
Muito obrigada
Olá Diana! Nunca experimentei mas penso que não ficará nada de especial…A couve-flor sendo mais doce e com uma textura mais suave combina bem em caril. Nunca fiz brócolos em caril nem conheço receitas do género 🙂
Olá,
Fiz esta receita este fim de semana. Mas fiz eu o “leite de côco”. Devia talvez ter deixado engrossar mais um pouco ou ter colocado um cubinhos de natas congeladas, para tornar o molho mais espesso. Mas o sabor… Humm! Divinal!!! Adorei, hei-de fazer mais vezes e talvez com outros legumes.
Muito obrigada.
Ana
Olá Ana! É bom saber ☺️ Beijinho