Um Bolo de Banana em forma de Bundt Cake! Daqueles bolinhos para comer ao lanche e sem açúcar. Saudável, sem glúten e delicioso. A calda de côco ainda lhe dá um toque especial.
Ora bem, tinha de arranjar uma receita para usar a minha nova forma de bolos. Passa-me tantas vezes pelo feed “Bundt Cakes” (bolos assim desta forma) que a vontade de pôr as mãos na massa era enorme! 😛
Mas desta vez decidi que queria uma receita bem simples e com muito pouco açúcar (ou mesmo sem adicionar nenhum!). A minha tentação era mesmo fazer um de chocolate mas, tendo em conta que ultimamente só surgem sobremesas de chocolate, aventurei-me em algo diferente. Um Bolo de Banana com cobertura de côco! Tão simples que nem acreditam. Ainda juntei umas sementes de papoila para dar uma “gracinha” e ficou uma maravilha!
E quanto aos ingredientes?
Quase todos os ingredientes podem ser comprados num supermercado comum! Farinha de arroz, proteína vegetal (opcional!), manteiga de frutos secos, etc.
O resto, são aqueles básicos que temos sempre em casa…:)
Eu a pensar que os cobaias das minhas receitas (os meus pais e o M.) não iam aprovar…e o bolo já desapareceu! Eu já tinha preparado a manteiga de frutos secos para barrar nas fatias mas mesmo sem nada adoraram. E este sim, não levou açúcar adicionado (apenas o natural da fruta – a banana). Juntei-lhe um pouco de stevia mas quase nada, acho que colocar ou não seria exatamente igual. Como sei que muitos irão dizer: “é bonito mas não é doce”, vou dar a opção de colocar um pouco de mel ou geleia. O ideal seria mesmo não colocar nada, mas se for para servir num lanche de Domingo (aquele dia em que abrimos uma excepção), então porque não? 🙂
Uma coisa eu vos garanto: é fácil, barato e um excelente lanche mais saudável! Vamos então à receita 🙂
Ingredientes
- 2 bananas maduras
- 200 g farinha de arroz
- 2 c.chá goma guar ou xantana
- 15 g proteína vegetal sabor a baunilha (opcional)
- 2 ovos
- 3 c.sopa iogurte natural
- 200 ml bebida vegetal (usei de amêndoa)
- 1/2 c.chá stevia em pó
- 2 c.sopa manteiga de amêndoa (ou amendoim ou caju)
- 2 c.sopa mel ou geleia de agáve (opcional - não usei)
- 1 c.sopa rasa sementes de papoila
Para a calda de côco:
- 1 lata leite de côco (pode ser light)
- Stevia a gosto
Preparação
- Comece por pré-aquecer o forno a 185º e unte a forma com um pouco de óleo de côco.
- Numa tigela, coloque a farinha, a proteína vegetal (se usar), a goma guar e a stevia.
- Esmague as bananas muito bem até formar um puré, junte os ovos, o iogurte, a bebida vegetal e a manteiga de amêndoa. Se usar mel, também junte neste passo.
- Adicione a última mistura líquida à mistura seca e envolva com uma espátula.
- Adicione as sementes de papoila e misture suavemente.
- Coloque a mistura na forma e leve ao forno cerca de 30 minutos, até estar cozido.
- Para a calda, basta juntar um pouco de stevia ou outro adoçante ao leite de côco e, quando o bolo arrefecer, regar por cima do bolo.