Estas Bolachas de Chocolate com recheio de Côco são uma escolha mais saudável para um snack mais doce! Simples e rápidas de fazer, com uma mistura de sabores deliciosa.
Tinha a receita destas bolachas de chocolate com recheio de côco guardadas há uma semana, à espera que me surgisse a vontade de escrever… Hoje foi o dia! Até porque já não podia adiar muito mais para partilhar esta delícia convosco 🙂
Na verdade, não sou muito de me aventurar nestas coisas. Bolachas e biscoitos é algo que raramente penso em fazer. Fiz uma vez estas Bolachas de amêndoa e aveia e pouco mais. Mas não me perguntem porquê, andava com a ideia de fazer algo que se parecesse com as famosas Oreo. Ora bem, de sabor nada têm a ver com as oreo, ok? Não se enganem 😛 Mas ficaram igualmente deliciosas…e, claro, muitoooo mais saudáveis.
Só o facto de sabermos os ingredientes que estamos a usar faz de qualquer comida “processada” uma melhor opção. Digo melhor, porque este tipo de bolachas e afins não são para se comer todos os dias. O ideal é darmos prioridade a alimentos frescos e “reais”: fruta, legumes, frutos secos, leguminosas, cereais integrais, etc. Vocês isso já sabem, não é verdade?
Bom, mas voltando a estas bolachas… A receita é mesmo muito simples. Basta terem algo para cortar em círculos (usei a base de uma chávena de café…mas aconselho uma forma própria, facilita muito!) e o resto é fácil.
Como fazer Bolachas saudáveis?
- A primeira coisa a ter em mente é que devemos utilizar ingredientes o mais natural possível e minimizar a quantidade açúcar (em que forma for: mel, geleia de agave, açúcar de côco, etc). Sinceramente não sou nada fundamentalista com o corte completo de mel, por exemplo. Acho que um bocadinho todos os dias não “mata” ninguém, além de o próprio mel conter flavonoides e antioxidantes benéficos para a saúde. Mas isso é tema para outro post.
- Utilizar uma forma para cortar as bolachas ajuda bastante. Eu acabei por utilizar a chávena de café e complicou um pouco o processo 😛 Compra-se até nos supermercados, por exemplo.
- Não deixar queimar no forno! As bolachas, normalmente, só ficam estaladiças depois de arrefecerem. Portanto, mesmo que pareçam “moles” mas já estejam douradas significa que já estão prontas.
Ingredientes
- 50 g farinha de espelta integral (ou de aveia)
- 70 g linhaça moída
- 80 g farinha de amêndoa
- 1 c.sopa cacau em pó biológico
- 1 c.sopa mel ou geleia de agave
- 1/2 c.chá fermento
- 2 c.sopa óleo de coco
- 3 c.sopa água fria
Recheio:
- 1 lata leite ou creme de coco (no frio)**
- 1 c.sopa mel ou geleia de agave
Preparação
- Coloque as farinhas, o cacau e o fermento num processador de alimentos e misture.
- Adicione o óleo de côco e a água e misture mais um pouco, até ficar uma massa consistente.
- Coloque uma folha de papel vegetal na bancada e polvilhe com um pouco de farinha. Coloque a massa por cima e outra folha de papel vegetal por cima.
- Com o rolo, estique a massa até obter um rectângulo.
- Corte em círculos e coloque no frigorífico cerca de 20 a 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 175ºC.
- Distribua as bolachas num tabuleiro de forno e leve ao forno cerca de 15 minutos.
- Deixa arrefecer completamente antes de rechear.
Recheio:
- Retire apenas a parte espessa do leite ou creme de côco e coloque numa taça.
- Bata o creme de côco com o mel ou geleia de agave e recheie as bolachas.
- Coloque no frigorífico até serem consumidas. Duram cerca de 4 dias no frio.
Pode substituir/se a linhaça por ovos ?
Não testei a receita dessa forma Teresa, mas é uma questão de experimentar. Depois conte-me se resultou ☺️