Esta receita de Batata-doce recheada com quinoa e queijo feta é uma opção simples e diferente para um jantar de família. O contraste de sabores é delicioso!
Há uns anos atrás era incapaz de fazer uma batata-doce recheada com quinoa. Para mim, misturar duas fontes de hidratos de carbono complexos na mesma refeição era “inaceitável”. Estaria a comer “demasiados” hidratos, iria “engordar” ou ficar com mais “barriguinha”. Enfim, uma prisão.
Desabafo…
Já não é novidade que, de há uns tempos para cá, me tornei muito menos “focada” nas quantidades que como. Antes, pesava tudo: eram 30g de arroz cru e eu pesava à milésima. O mesmo com o frango ou o perú, mas com os hidratos era muito mais rigorosa. E se saísse dessa zona de conforto ficava ansiosa e achava que não iria ter resultados. Ou seja, eu vivia para o meu corpo, para a estética do meu corpo. Encontrava sempre receitas que estivessem de acordo com as macros que tinha para mim.
Sobre ouvir o nosso corpo…
Quando deixei de lado todo esse controlo e perfeccionismo a minha vida tornou-se muito melhor! Sabem aquela sensação de poder cozinhar o que me apetece (claro que sempre com ingredientes saudáveis), sem contar macros e quantidades? Aquela sensação de liberdade, de não ser prisioneira do meu corpo? Provavelmente alguns de vós se revêem nestes padrões. Podermos desfrutar da comida sem o peso da perfeição e do “proibido” é das melhores sensações do mundo. Claro que isso não significa consumir fritos e gorduras más ou açúcar em excesso. Na verdade, eu não consumo muitos produtos…mas porque sei que estou a dar ao meu corpo bons nutrientes! E faço-o por amor ao meu corpo…e não por querer moldá-lo ao meu jeito. Respeito-o ao invés de o punir.
Bem, o que acontece agora é que tenho muito mais controlo naquilo que como, porque consigo ouvir o meu corpo e saber quando ele está realmente com fome, quando já não preciso comer mais, quando preciso realmente de comer. No fundo, passei a saber o que é ser “normal” e comer com o coração, como costumo chamar. Já não há controlos exagerados, já não há restrição de hidratos de carbono. Há um comer com amor…<3
Já posso deliciar-me com a minha batata-doce recheada com quinoa e queijo feta 😀 Uma receita que fica maravilhosa, com o contraste de sabor do doce da batata-doce com o salgado da quinoa com queijo feta. O recheio serve, também, de salada e podem usar noutras refeições! Fica ótimo o contraste de sabores…:)
Como fazer Batata-doce Recheada?
- Escolha batatas mais gordinhas, para terem mais espaço para rechear. Gosto das de polpa laranja, mas as de polpa amarela também servem!
- Coloque a batata-doce no forno já cortada ao meio, assim é mais fácil de cozinhar.
- Não retire muita polpa quando for rechear. O ideal é as batatas estarem bem cozinhadas e retirar apenas um pouco, espalmando depois para dentro para criar espaço para rechear. O que retirar da polpa pode usar como puré de batata-doce para outras receitas. Veja a lista de receitas que pode usar para as sobras em baixo.
O que fazer com a polpa da batata-doce que sobra?
Pode usar para variadas receitas! Panquecas, muffins, brownies..em baixo deixo uma lista de opções:
- Empadas de Batata-doce e frango – pode substituir o frango por tofu
- Brownies de Batata-doce
- Panquecas de Abóbora com recheio de chocolate – substitua o puré de abóbora por batata-doce.
Ingredientes
- 2 batatas-doce grandes
- 1,5 chávena quinoa tricolor (já cozida)
- 3 colheres de sopa arandos secos (ou passas)
- 40 g queijo feta em cubos
- 1 chávena espinafres e acelga
- 1 dente de alho
- Azeite, q.b
- Sal e pimenta
- 3 colheres de sopa sumo de limão
Preparação
- Comece por cortar as batatas ao meio, na horizontal, e pré-aqueça o forno a 185º.
- Coloque as batatas num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, com as faces para baixo. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno cerca de 35 minutos.
- Entretanto faça a mistura de quinoa. Comece por refogar o dente de alho e acrescente os espinafres com a acelga. cozinhe cerca de 5 minutos.
- Misture os vegetais com a quinoa, o queijo feta e os arandos ou passas.
- Tempere com o sumo de limão, sal e pimenta.
- Quando as batatas estiverem cozidas, retire do forno e faça um golpe na horizontal.
- Retire um pouco da polpa e empurre com a base de um colher, até formar um buraco na batata-doce para rechear. (veja em cima as opções para as sobras da batata-doce)
- Recheei com a salada de quinoa e sirva!