Esta Massa carbonara vegan com cogumelos é uma refeição super simples e rápida! É, também, uma alternativa mais saudável e deliciosa.
Eu que nem sou muito de massas deu-me para fazer esta receita no outro dia. Confesso que às vezes sinto falta de variar a minha alimentação e sair da minha zona de conforto – aquelas receitas básicas e simples…
Sim, porque já tinha partilhado convosco aqui no blog que aquela frase de “em casa de ferreiro espeto de pau” se encaixa perfeitamente na minha vida… Sou ótima a criar receitas novas, cheias de cor e sabor…mas no dia-a-dia desleixo-me e, basicamente, só cozinho receitas para o blog. Ficando o resto das refeições à base de arroz, ovos, sopa e salada. E, de vez em quando, tofu simples ou mesmo uma lata de atum.
Esta receita de massa carbonara vegan surpreendeu-me por ser super básica, saudável e rápida! Está, sem dúvida, na lista daquelas receitas rápidas que vou fazer vezes sem conta (e substituir o arroz de vez em quando…). Já não é a primeira vez que faço, fiz para a 2ª Edição do Programa Ementas Saudáveis mas esta ficou melhor que sempre! E acho que a combinação das ervilhas lhe dá logo outro toque… É raro comer ervilhas, mas tinha um pacote congelado delas e achei que estava na hora de o terminar.
Vais adorar esta receita porque…
- É super básica de fazer!
- Demora menos de 30 minutos e é ótima para aqueles dias em que chegas a casa e queres algo rápido!
- É vegan, saudável e sem glúten (se usares massa sem glúten como eu)
- Podes preparar o molho com antecedência e conservar uns dias no frigorífico
Como fazer massa carbonara vegan?
Eu usei cajus! Mais natural era difícil… O molho feito de cajus fica uma delícia. Ainda acrescentei levedura nutricional, que tem um leve travo a queijo e por isso fica um molho tão bom! Perguntam-me imenso onde podem comprar levedura nutricional – existe no Celeiro e dura meses se usarem pontualmente como eu. Por isso, vale a pena irem a uma destas lojas abastecer deste tipo de produtos saudáveis e vegetarianos. O prórpio esparguete comprei lá por ser de arroz integral. Claro que podem usar esparguete integral (de trigo), mas eu evito o trigo e por isso uso sempre assim.
Dicas para fazer esta receita na perfeição
- Usa um bom robot de cozinha para que o molho fique mesmo cremoso.
- Não cozas demasiado o esparguete ficar al dente e perfeito!
- Não cozinhes demasiado o molho carbonara para não ficar muito consistente – come imediatamente para ter a consistência perfeita! (se reparares aqui na foto já está um pouco espesso porque não fotografei logo eheh)
Ingredientes
Molho
- 1 chávena cajus*
- 1 chávena água ou caldo de legumes
- 2 c.sopa levedura nutricional
- 1 dente de alho
- Sal e pimenta
Massa
- 1 cebola picada
- 300 g cogumelos
- 1 dente de alho
- 1 chávena ervilhas (frescas ou congeladas)
- Sal e pimenta a gosto
- Azeite, q.b.
- 100/150 g Massa à escolha (usei de arroz integral)
Preparação
Molho:
- Demolha os cajus em água morna cerca de 3h a 4h ou durante a noite.
- Escorre a água e coloca num robot de cozinha.
- Adiciona os restantes ingredientes e mistura durante uns minutos até estar um molho cremoso.
Massa:
- Coze a massa em água com sal até ficar al dente. Reserva.
- Salteia a cebola em azeite, adiciona os cogumelos e as ervilhas e cozinha uns 10 minutos.
- Adiciona um pouco do molho e mistura.
- Podes adicionar o restante molho à massa e servir ou, caso sobre, guardar para adicionares à massa na altura que a consumires!