Este Pão de Abóbora com Nozes é uma opção mais saudável para um lanche ou sobremesa. Não leva açúcares refinados e pode ser servido com manteiga de amêndoa ou mel para um toque mais doce. As especiarias tornam esta receita especial e reconfortante!
Sim, temos mais uma receita com abóbora! A última foi este bolo de abóbora que nunca falha, desta vez foi ao estilo de “pão”, quase sem doce mas igualmente maravilhoso.
Não vou continuar a falar da versatilidade da abóbora ou do quanto eu amo usá-la nas receitas para não me tornar repetitiva. Então vou apenas falar-vos de como eu vejo esta receita e de como ela surgiu!
O meu pai pediu-me um bolo mais saudável para poder variar nos lanches ou mesmo como sobremesa. Como anda a cortar no açúcar, pensei fazer algo que não tivesse açúcar mas que ele poderia acrescentar um pouco de manteiga de amêndoa, por exemplo. E para isso, as receitas de pão de abóbora ou de pão de banana são espectaculares!
Mas o que eu mais gostei neste pão de abóbora foi o toque crocante que as nozes por cima lhe deram! Ficou tão bom mas tão bom que, para mim, nem era preciso acrescentar mais nada na hora de servir. Claro que se a vontade de um doce fosse grande, podíamos até colocar um fio de mel, mas a abóbora por si só também tem um travo adocicado e, por isso, ficou perfeito!
Algumas considerações sobre esta receita:
- O puré de abóbora é caseiro, basta cortar aos pedaços, aquecer uns minutos no microondas e triturar até forma rum puré. É importante retirar toda a água antes de triturar, para não ficar líquido;
- O puré de abóbora deve arrefecer e ser acrescentado quando estiver à temperatura ambiente;
- Este pão leva algum tempo a cozinhar no forno. Ou seja, não tenham medo de o deixar 1 hora que ele não vai queimar. Ele precisa de ser cozinhado a baixa temperatura por mais tempo, com papel vegetal por cima depois de meia hora de cozedura. Confesso que o meu cozeu pouco e ficou mais difícil de cortar;
- A farinha de côco pode ser substituída por mais farinha de aveia (na proporção de 1 f.côco – 1.5 f.aveia)
Ingredientes
- 1 chávena farinha de aveia sem glúten
- 3 c.sopa farinha de côco
- 2 ovos
- 1 c.sopa manteiga de amêndoa
- 3 c.sopa óleo de côco derretido
- 1 c.chá bicarbonato de sódio
- 1/2 c.chá fermento
- 1 chávena puré de abóbora*
- 1/2 c.chá canela em pó
- 1/4 c.chá noz moscada
- 1 c.chá extrato de baunilha
- 4 c.sopa sumo de laranja
- 2 c.sopa xarope de agáve ou mel (opcional)
- 1/2 chávena nozes partidas em pedaços
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 185º e forre uma forma de pão com papel vegetal.
- Misture as farinhas com o bicarbonato de sódio, o fermento e as especiarias.
- À parte, bata os ovos com o puré de abóbora, o sumo de laranja, a manteiga de amêndoa e o óleo de côco. Acrescente o extrato de baunilha e o xarope de agáve ou mel se usar.
- Junte os ingredientes líquidos aos secos e envolva bem.
- Coloque a mistura na forma e acrescente as nozes picadas por cima.
- Leve ao forno cerca de 50 a 60 min até estar bem cozinhado. A meio da cozedura pode colocar uma folha de papel vegetal por cima para não queimar as nozes.
Olá Anita! Para esta receita resultar é mesmo necessário o extrato de baunilha?
Olá Barbara. Não, é opcional 🙂
Olá, qual as medidas da chávena? É as colheres de sopa são as normais? É que sempre que tento fazer estas receitas com estas medidas assim acabo por não meter a quantidade certa que a receita pede, obrigada *
Olá Joana! A medida standard de chávena são 250ml e as colheres de sopa de 15 ml 🙂
Boa tarde Anita,
Faço esta receita com alguma regularidade e fica sempre ótima. Desta vez substitui a manteiga de amêndoa por manteiga de amendim, o resultado é igualmente uma textura e sabor maravilhoso; também não tinha canela e troquei por erva doce, funciona muito bem.
Um beijinho
Deve ficar maravilhoso! Obrigada pelas dicas, na próxima vou incluir erva doce também 🙂 Um beijinho