Uma das perguntas que mais tenho tido nos últimos tempos: “Tornaste-te vegetariana?”. A resposta é Não. Não me tornei vegetariana ou vegan. Não deixei de consumir carne, mas reduzi bastante. Carne vermelha basicamente não como, nunca comi na verdade. Carnes brancas, tais como frango ou perú, só como quando estou acompanhada e não há outra opção. Basicamente não tenho consumido carne durante a semana e peixe apenas duas ou três vezes. Não sou, portanto, vegetariana (até porque não gosto muito de rótulos e de alimentos “proibidos”). É assim que me sinto bem, a fazer as minhas escolhas e opções mas sem me proibir de nada. E isso vale para o glúten também: por norma não consumo, mas se um dia me apetecer uma fatia de pão integral não me vou “proibir”.
Bom, isto porque a receita de hoje é…completamente vegan! Vegan, sem glúten, saudável e, acima de tudo, deliciosa! Daquelas comidas de conforto, sabem? Que com este frio nos sabe tão bem…Nos aconchega o estômago e a alma, uma verdadeira delícia. Vou começar por vos explicar, passo-a-passo, as duas partes desta receita:
O Recheio:
Comecei por fazer o recheio, estava mesmo a apetecer-me um chilli, nunca tinha feito. Mas adoro! Sabem porque nunca tinha feito um chilli? Eu explico-vos: não comia leguminosas. Sempre tive aquela sensação que inchavam, que não eram uma boa opção e, na verdade, a minha mãe nunca me habituou a comer. Por isso, era algo que não fazia parte parte da minha alimentação…até reduzir o consumo de carne. Hoje em dia não vivo sem leguminosas (que é como quem diz, há um ou dois meses atrás). Aventurei-me num chilli vegano na minha Moulinex Cuisine Companion (mas vou dar a opção na panela normal; em qualquer robot fica, apenas, mais fácil).
A massa:
Acreditam que esta massa é feita de grão, farinha de arroz e farinha de aveia? Dá para acreditar? 😀 Não vou consigo explicar a maravilha desta massa, vão mesmo ter de fazer. Eu já pus na minha lista para dar asas à imaginação em empadas e salgados desse género. Além de vegano e sem glúten, é super simples e saudável. Explico-vos já tudo na descrição da receita!
Ingredientes
Massa:
- 200 g grão-de-bico cozido
- 1 c.sopa polvilho doce
- 65 ml água
- 2 c.sopa azeite virgem extra
- 1 c.sopa cúrcuma biológica (opcional)
- 100 g farinha de arroz
- 50 g farinha de aveia sem glúten*
- Sal a gosto
Recheio:
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho
- 2 tomtes maduros, pequenos
- 1 cenoura
- 3 c.sopa polpa de tomate
- 1/2 pimento vermelho
- 250 g feijão vermelho cozido
- 1/2 courgette grande, aos cubos pequenos
- 1/2 c.chá flocos de piri-piri
- 1/4 c.chá pimenta caiena
- 1/2 c.chá gengibre em pó
- 1/2 c.chá cominhos em pó
- Sal a gosto
- 1 c.sopa azeite virgem extra
Preparação
Recheio de Chilli Vegan:
- Comece por saltear a cebola com o dente de alho em azeite. Adicione a cenoura e o pimento cortados em pedaços pequenos. Cozinhe cerca de 5 minutos.
- Adicione os tomates maduros aos pedaços e as especiarias. Deixe apurar cerca de 8 minutos.
- Coloque a mistura num recipiente próprio (ou use um processador de alimentos) e triture com a varinha mágica durante uns segundos.
- Volte a colocar a mistura na panela e acrescente a polpa de tomate, a courgette e o feijão vermelho.
- Cozinhe em lume baixo cerca de 20 minutos. Deixe esfriar antes de rechear a torta.
Massa:
- Comece por pré-aquecer o forno a 180º e forre a base da travessa com papel vegetal.
- Coloque todos os ingredientes da massa, excepto a farinha, num processador de alimentos e triture durante uns minutos, até ficar uma massa suave.
- Numa tigela grande, coloque as farinhas e verta o preparado anterior por cima.
- Use as mãos para misturar tudo até formar uma massa grossa. Deixe repousar cerca de 10 minutos.
- Use 2/3 da massa para a base da torta. Pode esticar a massa com o rolo primeiro e depois, com a ajuda das mãos, forrar a travessa (o fundo e as laterais).
- o recheio de chilli por cima. Enrole o resto da massa e cubra a torta por cima.
- Leve ao forno cerca de 30 a 35 minutos. Deixe arrefecer um pouco e sirva!