Esta Torta de Abóbora com recheio de Côco tem um sabor muito suave e refrescante e é feita com ingredientes naturais . Uma opção excelente para um lanche da tarde ou uma sobremesa, para dias em que nos apetece um doce extra! Além disso, é uma opção Paleo, sem glúten e sem lactose!
Estava bastante indecisa se haveria de partilhar esta receita convosco. Porquê? Porque não saiu como eu esperava (visualmente). E eu sou muito perfeccionista com a parte estética das receitas (como já devem ter reparado :P). Foi a segunda vez que tentei fazer uma torta “enrolada” como esta e não saíram redondinhas como eu esperava…mas pelo menos desta vez não se partiu a meio (yeyyy!).
Como estava tão boa, resolvi partilhar de qualquer forma 🙂 E podem até fazer uma adaptação da receita com a base e não enrolar, ficando uma espécie de bolo de abóbora delicioso! Mas vamos falar desta torta de abóbora com recheio de côco. A base da receita é muito simples, como sempre. Na verdade, penso que o maior desafio desta receita é saber esperar e ter paciência (algo que eu tenho, sem dúvida, que melhorar na minha vida eheh). O rolo precisa descansar no frigorífico e para que se corte na perfeição! Mas antes disso, temos de ter atenção aos vários passos da receita…já vos explico melhor.
Como muitas receitas que partilho aqui, a abóbora é um dos meus must-haves. Adoro! O puré dá para fazer inúmeras receitas como refiro sempre, exemplos disso são estas Barras de Abóbora Saudáveis ou umas panquecas deliciosas que tenho no meu E-book de receitas sem glúten, que podem obter aqui. Adoro o sabor doce deste legume e a combinação com canela e noz moscada é das melhores para mim! Claro que esta torta de abóbora não foi excepção – levou canela, noz-moscada e gengibre.
O recheio foi feito de creme de côco, além de eu adorar côco, o creme faz um frosting delicioso e com uma consistência espectacular e mais saudável que os famosos cremes que costumam servir de recheio para este tipo de tortas. É, também, um dos meus ingredientes preferidos e uso-o em muitas receitas doces ou mesmo salgadas, como no caril, por exemplo. E o meu caril de lulas faz sempre um sucesso 😀
Então vamos lá a mais uma receita vegan, sem glúten e sem lactose! Preparados?
Torta de Abóbora com recheio de Côco {Paleo, Sem Glúten, Sem Lactose}
Ingredientes
Para a Base:
- 100 g farinha de amêndoa
- 40 g farinha de araruta
- 20 g farinha de côco
- 3 ovos inteiros
- 3 claras de ovo
- 50 g açúcar de côco
- 2 c.sopa xarope de côco ou agave
- 120 g puré de abóbora*
- 3 c.chá canela em pó
- 2 c.chá noz moscada
- 1 c.chá gengibre
- 1 c.chá bicarbonato de sódio
Para o Recheio:
- 2 latas creme de côco colocado no frigorífico 24h antes
- 1 c.sopa xarope de côco ou agave
Preparação
Para a Base:
- Pré-aqueça o forno a 180º e forre um tabuleiro grande de forno com papel vegetal.
- Bata as claras em castelo e acrescente o xarope de côco. Reserve.
- Num recipiente à parte, misture as farinhas com o açúcar de côco e as especiarias. Acrescente o bicarbonato de sódio e envolva bem.
- À parte, misture os ovos com o puré de abóbora. Adicione a mistura anterior e misture bem.
- Acrescente as claras de ovo ao preparado anterior e envolva ligeiramente com uma espátula.
- Coloque a mistura no tabuleiro, com cerca de 2cm de espessura e leve ao forno cerca de 12 minutos.
- Quando estiver cozido, retire do forno e vire para cima de um pano ligeiramente peneirado com farinha de côco. Retire o papel vegetal que está, agora, por cima.
- Enrole a massa com o pano, pelo lado mais pequeno, e reserve até arrefecer totalmente (cerca de 1h).
Para o Recheio:
- Retire a parte de cima do creme de côco, que deverá estar bem espessa. Coloque num recipiente com o xarope de côco e bata durante uns minutos até ficar om uma consistência adequada.
- Reserve no frigorífico até a base estar arrefecida.
Para construir a Torta:
- Desenrole a massa e corte um pouco das bordas. Coloque o creme de côco por cima.
- Enrola a torta com cuidado, cubra com papel transparente e leve ao frigorífico cerca de 1 hora antes de partir.
Notas
Bom dia querida Anita, posso substituir a farinha de araruta por outra farinha? Se sim, qual ou quais?
Obrigada
Olá Tânia! Podes substituir por farinha de milho/amido de milho ☺️