Toda a gente sabe que eu adoro cozinhar, principalmente comidas diferentes, com muita cor e aroma e, claro, saudáveis. Ontem, dia 30 de Outubro, tive o enorme prazer de participar no workshop de receitas saudáveis no âmbito da Samsung Chef´s Experience, realizado no Time Out Market Lisboa. Fui convidada a assistir ao workshop e a lançar um passatempo para oferecer 10 entradas duplas para o mesmo. E foi, realmente, extraordinário!
O workshop foi liderado pela chef Teresa Cameira, com a ajuda de Rodrigo Meneses e Catarina Campos. A Teresa é maravilhosa e foi um prazer conhecê-la. A verdade é que, apesar de cozinhar todos os dias e ler inúmeras receitas, não conhecia ninguém da área e nunca me aproximei da dita cozinha dos chefs 😉 Foi, portanto, uma experiência muito gratificante para mim e para todos os participantes!
Em relação ao menu, confesso que não fazia ideia do que nos esperava. Foi uma agradável surpresa quando a Teresa me confidenciou que era um menu vegan! Vocês sabem (ou ficam a saber) que fui vegetariana durante cinco anos. E adorei! Por vários motivos abandonei este estilo de vida, mas adoro todo o tipo de sabores que a cozinha vegetariana e vegan nos oferece…E não fiquei nada desiludida com os pratos escolhidos! 🙂
Comecemos pela entrada, uma salada de laranja e beterraba. A Teresa dá bastante importância à sazonalidade dos alimentos e, por essa razão, escolheu estes ingredientes para começar. A combinação da laranja e beterraba confere um sabor agridoce à salada de rúcula e fica uma delícia! Ainda acrescentámos um pouco de sal, menta picada, pimenta preta e um fio de azeite para temperar. A beterraba foi previamente assada no forno e cortada em cubos, mas pode ser utilizada crua, ralada ou espiralizada, por exemplo.
O prato principal foi uma das minhas maiores alegrias porque adoro caril. É verdade, foi um caril de grão com abóbora de comer e chorar por mais! Desta vez, deixo-vos o passo-a-passo da receita, porque vale mesmo a pena anotar:
Caril de Grão e Abóbora:
- 1 a 2 cebolas picadas
- 1 dente de alho
- 1 fio de azeite
- Passata de tomate ou polpa (o mais natural possível)
- 2 colheres de sopa rasas de caril
- 1 coher de sobremesa de cominhos
- 1/2 colher de chá de flocos de pimento picante (chili flakes) – vende-se no Aldi, na secção asiática – opcional
- 1 lata de grão de bico cozido
- 200g de abóbora, previamente cozida ou assada
- 150g de espinafres em folha
- Sal (opcional)
- Num tacho previamente aquecido, colocar um fio de azeite. Quando ferver, adicionar a cebola e o alho picados e deixar refogar.
- Acrescentar o caril e os cominhos e deixar apurar um pouco.
- Juntar a passata ou polpa de tomate e os flocos de pimento picante e cozinhar uns minutos.
- Juntar o grão de bico e depois a abóbora. Deixar cozer até a abóbora se desfazer.
- Por fim, juntar os espinafres até que fiquem ligeiramente amolecidos (se usar placa de fogão, desligar assim que colocar os espinafres, visto que se mantém quente mais alguns minutos.)
- Se necessário, colocar um pouco de sal.
- Servir por cima de arroz integral!
Por último, não podia faltar a sobremesa…Esta já tinha sido confeccionada pela Teresa e a a receita foi um bolo vegan de cenoura, maçã e especiarias. Estava uma maravilha! É claro que não era 100% saudável, mas dias não são dias e soube muito bem depois deste menu fantástico. Vamos então à receita:
Bolo de Cenoura, Maçã e especiarias:
- 260g farinha com fermento
- 200g açúcar amarelo
- 150ml óleo de côco
- 200ml bebida vegetal
- 5 cenouras raladas
- 2 maçãs raladas
- 5 c.sopa linhaça moída + 10 c.sopa de água
- 6 c.sopa de amêndoa triturada
- 3 c.chá fermento
- 1 c.sopa vinagre de sidra
- Especiarias – canela, noz moscada e gengibre
- Pré-aquecer o forno a 200 ºC
- Numa taça, mistura-se a linhaça moída (num moinho de café ou numa picador convencional) com a água, e deixa-serepousar por cerca de 5 minutos – vão obter uma mistura de consistência gelati-
nosa – o chamado “ovo de linhaça”. - À mistura da linhaça junta-se o açúcar e as especiarias, e bate-se bem. Adiciona-se a cenoura e a maçã ralada, o óleo de côco derretido e a bebida vegetal e bate-se para ficar tudo bem misturado. Sem parar de bater junta-se a farinha, o fermento e as amêndoas, e por fim o vinagre.
- Forra-se um tabuleiro com papel vegetal e verte-se a mistura. Vai ao forno até o bolo estar cozido – fazendo-se o teste do palito, o mesmo deverá sair com alguns grumos e não completamente seco.
- Com a adição da maçã este bolo vai ficar com uma textura semelhante à de um pudim, bastante aromático. Para fazer e aproveitar numa tarde de Outono.
A todos os que participaram, adorei conhecer-vos, é sempre uma alegria vermos ao vivo quem seguimos nas redes sociais 🙂 E agradeço a toda a equipa por nos terem proporcionado este momento tão bom e especial!
Beijinhos,
Anita