Bom dias meus queridos!
Estes dias têm sido tão corridos, com imenso trabalho e coisas para fazer que não tive a oportunidade de partilhar receitas com vocês. Ainda estou em falta com a receita do pudim de chia, mas não me esqueci 😉
Como tem sido a vossa semana? Aproveitaram bem o feriado? Eu, além da mudança de visual que quem me segue viu :), ainda tive a preparar umas novidades para vocês! Uma delas foi esta receita deliciosa de bolo de polenta e côco, sem glúten e sem lactose! ♥ Nas redes sociais já devem ter percebido que ando a evitar o glúten e a lactose, estou a fazer um teste ao meu corpo pelo facto de ter andado muito inchada e indisposta a semana passada.
Tinha comprado semolina há uns dias para fazer polenta, mas encontrei esta receita da querida Stefanie do blog http://stefaniegoldmarie.at e fiquei apaixonada! Além disso, tinha também leite de côco da Alpro soja, sem açúcar, e foi uma forma de lhe dar uso. Usei, ainda, iogurte de soja e amêndoa da Provamel, uma alternativa bastante saudável sem lactose e para quem está a cortar nos hidratos de carbono, visto que basicamente não tem. O ideal teria sido usar o iogurte de soja e côco da mesma marca, mas não tinha cá em casa…
Nesta receita usei apenas semolina como farinha, mas numa próxima vez irei incluir, também, farinha de côco e ver o resultado. Deve ficar uma maravilha!
Bolo de polenta e côco:
Ingredients
- 100g semolina instantânea
- 500ml de leite de côco
- 2 ovos
- 300g iogurte de soja e amêndoa (pode ser quark ou iogurte grego, mas ter atenção que têm lactose)
- Adoçante stevia ou líquido
- 1 c.café de goma de xantana (opcional)
Directions
- Pré-aquecer o forno a 180º.
- Aquecer um tacho com o leite de côco até ferver. Adicionar a semolina e mexer vigorosamente cerca de 2 minutos até estar cozinhada. Desligar o lume e deixar esfriar um pouco.
- Entretanto, separar as gemas das claras de ovo. Bater as claras em castelo com adoçante até ficarem firmes.
- Adicionar as gemas com o iogurte às claras batidas. Adoçar a gosto com adoçante (vão provando, tem que ficar bem doce, pois a polenta não tem tempero).
- Acrescentar a polenta ao preparado e mexer bem até formar uma massa homogénea.
- Numa forma pequena (usei de 19cm) revestida com papel vegetal, verter a mistura e levar ao forno cerca de 1h a 150º.
- Quando retirar do forno, esperar um tempo até cortar e servir, para ganhar firmeza.
Servi com morangos e um pouco de syrup por cima. Fica delicioso!
Enjoy it!
Anita