Tipos de Vegetarianismo

0 comments

Na alimentação vegetariana existem vários tipos de vegetarianismo, mas ainda há alguma confusão sobre o que inclui cada opção. Com este artigo, quero ajudar a esclarecer as dúvidas que ainda se mantêm sobre este tema.

tipos-de-vegetarianismo

O que leva as pessoas a mudarem para uma alimentação vegetariana?

Nos últimos anos cada vez mais pessoas estão a optar por uma alimentação com base vegetal. Neste tipo de alimentação, são privilegiados os vegetais, legumes, frutas, grãos, nozes e sementes. Porém, é importante saber o que motiva cada vez mais pessoas a mudarem a sua alimentação.

Os principais motivos podem ser:

  • Ética

Esta é, talvez, umas das principais razões que levam a adoptar uma alimentação vegetariana: a solidariedade com os animais. De tal forma que acabamos por criar uma conexão emocional com eles. Assim sendo, leva-nos a pensar na sua morte para o nosso consumo, o que nos faz questionar as nossas decisões.

  • Saúde

Deixar de consumir carne tem inúmeros benefícios para a saúde! Existem vários estudos que associam uma alimentação de base vegetal a uma maior longevidade. Por exemplo, diminui o colesterol associado a doenças cardíacas, previne o aparecimento de diabetes e cancro. Recomendo vivamente que leias o livro “Como Não Morrer”, do Dr. Michael Greger. Além de falar dos benefícios de uma alimentação plant-based também se baseia em estudos científicos!

  • Ambiente

Este é um tema controverso, mas se te preocupas com o meio ambiente, deixar de comer carne pode ajudar. A produção de carne e outros produtos de origem animal contribuem para o desperdício de água, por exemplo, e até para um aumento da emissão de gases de efeito de estufa. Além disso, é necessário um grande uso de terra para a produção, o que afeta o desperdício de recursos naturais. Por outro lado, a quantidade de grãos cultivados para alimentar os animais de criação é bastante elevada!

  • Paladar

Sem dúvida que a alimentação vegetariana traz uma variedade enorme de sabores! São tantos os vegetais que temos à nossa disposição, todos com o seu sabor único. É claro que adoptar uma alimentação vegetariana não é sinal de consumir mais verdes, mas refiro-me a um vegetarianismo saudável, carregado de cores e sabores. A combinação de sabores atrai muitas pessoas para este mundo, a própria textura e consistência dos pratos vegetarianos são uma forma de confortar o nosso corpo e a nossa alma!

Seja qual for a razão que te levou a tomar a decisão de iniciar uma alimentação vegetariana e mais saudável, de uma coisa podes ter certeza, a tua saúde sairá sempre a ganhar.

tipos-de-vegetarianismo

Quando falamos em vegetarianismo, referimo-nos a uma alimentação com base vegetal com eliminação total ou parcial de alimentos e produtos com origem animal. Podem estar incluídos ou não os ovos, os lacticínios ou o peixe.

Quais os tipos de vegetarianismo que existem?

  • Ovo-lacto-vegetarianismo

Esta dieta não inclui carne nem peixe, mas inclui ovos, leites e derivados. É a dieta menos restritiva, logo a mais fácil de seguir. Por conseguinte, pode também ser um ponto de transição para os outros tipos de vegetarianismo.

  • Ovo-vegetarianismo

Não inclui carne ou peixe nem produtos lácteos, mas inclui ovos e derivados. Por conseguinte, esta é uma boa opção vegetariana para quem é intolerante à lactose ou alérgico á proteína do leite.

  • Lacto-vegetarianismo

Não inclui carne ou peixe nem ovos, mas inclui produtos lácteos e derivados. Um dos desafios deste tipo de alimentação, pode ser a substituição dos ovos em bolos, mas hoje em dia já o conseguimos fazer com o “ovo” de linhaça, por exemplo.

  • Veganismo

Esta dieta é a mais restrita, não inclui nenhum produto de origem animal, quer seja carne ou peixe, ovos, produtos lácteos e derivados. Além disso, também não inclui mel, gelatina de origem animal e tudo o que provém dos animais. O veganismo é, na verdade, um estilo de vida e não se baseia apenas na alimentação, ou seja, também são tidas restrições na cosmética, moda, evitando tudo o que é produzido ou testado em animais.

  • Plant-Based

O termo Plant Based, ou base vegetal, refere-se a uma alimentação baseada em alimentos integrais, vegetais e fruta, a chamada Whole foods. Contudo, não significa necessariamente, que não se consuma nenhum alimento de origem animal, simplesmente a base da alimentação é de origem vegetal. Também remete para uma alimentação rica e saudável!

Mais do que os tipos de vegetarianismo que existem e aquele que tu escolhas, o importante é seleccionares os melhores ingredientes, os melhores alimentos e tornar a tua alimentação mais saudável.

Então, mas afinal o que é que eu posso comer?

Se faltam ideias para as tuas refeições, eu deixo-te algumas sugestões abaixo. No entanto, podes pesquisar aqui no blog, onde encontras quase 200 receitas publicadas.

Receitas Veganas

Receitas Vegetarianas

Se estás a iniciar este tipo de alimentação e ainda precisas de ajuda, não deixes de fazer o meu Curso Vegetariano na Prática. Neste curso ensino-te tudo o que precisas para começares já a sentir os benefícios de uma alimentação mais saudável.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.