Esta é uma receita que não precisa de forno de um Cheesecake de Limão com Biomassa de Banana Verde, sem glúten e sem lactose. É feito com ingredientes naturais e, ainda, vegan! A biomassa de banana verde tem inúmeros benefícios para a saúde e esta é, sem dúvida, uma opção mais saudável para uma sobremesa ocasional.
Há várias receitas que ando há meses para experimentar mas ainda não tinha tido a oportunidade certa. E esta biomassa de banana verde era uma delas! O resto surgiu por si mesmo e resultou neste “cheesecake” vegan delicioso 🙂
Provavelmente nunca ouviram falar desta “biomassa”, não é algo muito comum aqui, realmente. Mas é algo bastante nutritivo e que tem inúmeras utilizações. Uma excelente alternativa a certos doces ou mesmo pratos salgados.
O que é então a biomassa de banana verde?
Como o nome indica, é feita de bananas verdes! Resulta de um processo em que se cozem as bananas com casca, retira-se o interior e, depois de triturado, forma uma mousse com uma consistência “pastosa” e deliciosa.
Quais são os benefícios da biomassa de banana verde?
São muitos! Este preparado tem uma fibra solúvel que não é digerida e é benéfica para as bactérias boas do nosso intestino. Assim, a nossa imunidade aumenta e contribui para uma microbiota (flora) intestinal mais saudável. Outros benefícios são controlar o colesterol e prevenir a Diabetes tipo 2, porque estas fibras ajudam a evitar os picos de glicose no sangue.
Como se faz a biomassa de banana verde?
Vamos então ao passo-a-passo:
- Usar cerca de 10 bananas bem verdes, de preferência com o cacho ainda.
- Cortar a parte onde estão unidas, para as separar, mas manter um pouco do “caule”, sem cortar nada do interior da banana (este não pode estar visível)
- Lavar bem as bananas e colocar numa panela de pressão, com água a cobrir totalmente.
- Levar ao lume e quando começar a “apitar”, reduzir o lume e cozinhar por 10 minutos.
- Esperar que a pressão saia naturalmente e retirar as bananas.
- Abrir pela casca (vão ter uma abertura no meio), retirar a polpa e colocar num processador de alimentos, ainda quente.
- Triturar a polpa durante alguns minutos até formar um creme espesso.
Depois de feita a biomassa pode usar-se para várias receitas, substitui o leite condensado, as natas ou em mousse, utilizando cacau cru em pó, por exemplo. Também se pode congelar e reutilizar.
Como vos disse, usei a minha imaginação para recriar o cheesecake. Basicamente fiz uma base “crua”, feita de tâmaras e frutos secos, e para o recheio usei a biomassa com sumo de limão e um pouco de agar-agar.
Já vos tinha dito no post da receita do Sobremesa Cheesecake que não sou a maior “pró” em usar agar-agar…mas acho que desta vez não correu mal 🙂 Este cheesecake é idêntico ao Cheesecake de Abóbora e Chocolate, em termos de confeção, pois também precisa ficar um pouco no congelador, retirar uns 15 minutos antes de servir et voilá! O difícil é mesmo resistir…Felizmente que podemos conservar no congelador e não nos deparamos todos os dias com ele no frigorífico 😛
Cheesecake de Limão com Biomassa de Banana Verde {Vegan, Sem-Glúten}
Ingredientes
Para a Base:
- 1 chávena Tâmaras Medjool aos pedaços
- 1,5 chávena Nozes
- 1/2 c.sopa Óleo de côco
- 1/4 c.chá Sal
Para o Recheio:
- 400 g Biomassa de banana verde*
- 2 c.sopa néctar/xarope de côco
- 1 c.sopa agar-agar
- 5 c.sopa água quente
- 1/2 limão espremido
- 3 c.sopa creme de côco**
Preparação
Para a Base:
- Colocar todos os ingredientes da base no processador de alimentos e triturar até estar uma massa consistente. Pode ser necessário parar e ir empurrando o que se deposita ao redor do copo.
- Coloque a mistura na base de uma forma redonda de 20 cm, pressionando e moldando até estar homogéneo.
- Guarde a mistura no frigorífico enquanto preparara o recheio.
Para o Recheio:
- Prepare o agar-agar numa tigela, adicionando água a ferver e mexendo muito bem até dissolver totalmente.
- Coloque todos os ingredientes do recheio com o agar-agar preparado na liquidificadora. Misture até estar bem homogéneo.
- Colocar o recheio por cima da base e deixar no congelador cerca de 4h.
- Para consumir, retirar o cheesecake cerca de 15 minutos antes e conservar no frigorífico.